PROINFO
Aluna: Enedilza Severina dos Santos
PROFESSOR: Marcelo Assis
TURMA: Quinta-feira Vespertino
1- IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
O tema escolhido foi sistema solar para as turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
2- OBJETIVO GERAIS
Conhecer os planetas do sistema solar e suas caracteristícas.
3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Listar os planetas do sistema solar;
Coletar dados sobre cada um dos planetas;
Diferenciar os planetas de acordo com suas características peculiares;
Identificar o satélite natural da Terra.
Confeccionar maquete e cartazes representando um Sistema Solar.
Localizar, através dos sites, onde estão cada um dos planetas.
4- CONTEÚDOS E DISCPLINAS ENVOLVIDOS
Aluna: Enedilza Severina dos Santos
PROFESSOR: Marcelo Assis
TURMA: Quinta-feira Vespertino
1- IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
O tema escolhido foi sistema solar para as turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
2- OBJETIVO GERAIS
Conhecer os planetas do sistema solar e suas caracteristícas.
3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Listar os planetas do sistema solar;
Coletar dados sobre cada um dos planetas;
Diferenciar os planetas de acordo com suas características peculiares;
Identificar o satélite natural da Terra.
Confeccionar maquete e cartazes representando um Sistema Solar.
Localizar, através dos sites, onde estão cada um dos planetas.
4- CONTEÚDOS E DISCPLINAS ENVOLVIDOS
Esse conteúdo é integrado com ciências, português, matemática e educação artística.
5- METODOLOGIA
Essa aula deverá ser iniciada através de uma conversa informal sobre o que os alunos conhecem sobre o nosso planeta. Após o diálogo o mediador deverá conduzir os alunos a conhecer os outros planetas, utilizando a sala de informática, acessando o site da NASA ou outros procurados pelo google. Pesquisar sobre cada planeta e suas característica e escrever no Write incluindo a distância de cada um em relação ao Sol. Conhecendo a distância de cada um colocar os dados no Calc para fazer uma estimativa dos dados. Confeccionar uma maquete representando, na medida do possível, o real aplicando os conhecimentos adquiridos. E finalmente poderá ser feito, em grupo, cartazes que serão colados nos murais.
6- TEMPO TOTAL PARA REALIZAR O PROJETO
Esse projeto deverá ser realizado entre 4 a 6 aulas
7- MATERIAL E SUPORTE NECESSÁRIO
Para realização do projeto serão utilizados computadores, internet, sites: www.nasa.gov; www.canalkids.com.br entre outros. Ainda foi utilizado isopores para confeccionar maquetes, que serão pintados com tinta guache e cartolina para os cartazes. Para a estimativa de dados das distâncias e outras informações será feito no Calc.
8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Será pesquisados nos sites acima citados e livros contendo o tema e série compatível.
9- FORMA DE AVALIAÇÃO
A avaliação será feita com a participação dos alunos no decorrer do projeto e realizada diante das atividades propostas.
5- METODOLOGIA
Essa aula deverá ser iniciada através de uma conversa informal sobre o que os alunos conhecem sobre o nosso planeta. Após o diálogo o mediador deverá conduzir os alunos a conhecer os outros planetas, utilizando a sala de informática, acessando o site da NASA ou outros procurados pelo google. Pesquisar sobre cada planeta e suas característica e escrever no Write incluindo a distância de cada um em relação ao Sol. Conhecendo a distância de cada um colocar os dados no Calc para fazer uma estimativa dos dados. Confeccionar uma maquete representando, na medida do possível, o real aplicando os conhecimentos adquiridos. E finalmente poderá ser feito, em grupo, cartazes que serão colados nos murais.
6- TEMPO TOTAL PARA REALIZAR O PROJETO
Esse projeto deverá ser realizado entre 4 a 6 aulas
7- MATERIAL E SUPORTE NECESSÁRIO
Para realização do projeto serão utilizados computadores, internet, sites: www.nasa.gov; www.canalkids.com.br entre outros. Ainda foi utilizado isopores para confeccionar maquetes, que serão pintados com tinta guache e cartolina para os cartazes. Para a estimativa de dados das distâncias e outras informações será feito no Calc.
8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Será pesquisados nos sites acima citados e livros contendo o tema e série compatível.
9- FORMA DE AVALIAÇÃO
A avaliação será feita com a participação dos alunos no decorrer do projeto e realizada diante das atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário